Posts in Category: BJJ

Uma das primeiras experiências do Felipe Costa ensinando Jiu Jitsu na Polônia PARTE I 

MISSÃO POLÔNIA 
(texto escrito em teclado que nao permitia acentuacao em fevereiro de 2006 por Felipe Costa)

Primeira missao cumprida! Parte um BELGICA, a minha seguranca na Europa, ja conheco todos, todos me conhecem, as chances de algo sair errado sao minimas, nao tem erro. A Belgica eh meu Castelo na Europa, onde me sinto seguro.

 

Exageros a parte minha proxima missao esta comecando hj, ate o dia 25 de fevereiro estarei aqui na Polonia.
Ano passado estive aqui e sai dizendo q nao voltava, foi a unica vez em todas as viagens que nao curti, pois me sentia perseguido dentro do tatame, parecia que eram todos contra mim, vale lembrar que isso em virtude da cultura e mentalidade dos Poloneses que sao mundialmente considerados casca grossa, existe ate uma expressao no ingles que diz " To go berserker" que eh no sentido de ficar maluco, "to go crasy", sentar o couro acho q seria no portugues.

Berserker era uma parte do exercito polones que era treinada para nao desistir nunca, nao sentia dor, ia no front de batalha e continuava lutando ate a morte. Isso pra passar a ideia...
Agora, sabe qual o nome da equipe que eu estou treinando aqui? Claro, nao podia ser outro: BERSERKER's !

 

Pq voltar entao se parti dizendo (pra mim mesmo) que nao voltaria?
algumas razoes, primeiro que apesar de ser "perseguido dentro do tatame", do lado de fora sou tratado como rei.

Segundo, ano passado fui convidado para ficar uma semana, eles gostaram tanto que esse ano convidaram para ficar 3 semanas.

Sofrimento em triplo? Pode ser, mas tb tem o desafio, o que me motiva mais.
Cada semana sera em uma cidade diferente, a primeira LODZ (com acento no D, no Z e um risco no L) bem no centro da Polonia, a segunda CRACOW, ao sul, cidade historica, me dizeram ser a mais bonita daqui e por ultimo SZCZECIN (a mesma do ano passado).

Sai quarta da Belgica, um dos comentarios que me impressionou foi de um dos alunos de la dizendo:
"Felipe, muito corajoso vc ir para Polonia, um dos pa'ises mais pobres da Europa...eu nao iria"

Me pareceu sabe o q? quando um gringo no Rio vira p mim e fala que foi visitar uma favela...eu penso na hora a mesma coisa: "VC eh louco!!! Eu nao iria" hahahaha

Meu aviao partiu de Bruxelas com destino a Berlim, cheguei as 16:30 e fiquei sentado no aeroporto ate as 18hrs sem ninguem aparecer, mas nao estranhei, pois no ano anterior houve atraso semelhante. Fiquei lendo um livro...mas nao sem antes ficar impressionado com minha memoria de reconhecer um mendigo sentado no mesmo banco que o ano anterior, tive curiosidade de saber a historia dele, mas logo passou quando fiquei mais preocupado com quanto seria uma passagem de volta caso ninguem aparecesse, mas pra isso eu tinha o suficiente.

Por volta das 18hrs apareceram 2 (ja conhecidos meus) para me buscar, estavam de carro e ainda dirigiriamos quase 2 horas ate crusar a fronteira da Polonia (prometo que quando tiver tempo vou ver o quanto eles estao economizando em me mandar pra Berlim, ao invez de mandar logo para Polonia), antes de sair do estacionamento um deles faz um comentario interessante, "Felipe, esse aeroporto era NAZISTA" , UAU, na hora me veio quem na cabeca? Claro, SIDI (Rick Ricardo, Malagueta, Machado) imaginei o quanto ele curtiria observar aqueles predios, que apesar de nao tao magnificos pro presente ainda eram bem impressionantes, nao pude deixar de imaginar tb o quanto sofrimento nao houve por ali... (e eu reclamando de 2 horas a mais de viagem de carro....)

Seguimos em frente, chegamos e fomos direto para a academia (eu nao tinha condicoes nenhuma de treinar, entao so assisti) depois do treino fui p casa do Bagi (o chefao la) onde a mulher dele havia preparado um jantar p restaurante nenhum botar defeito (ANA! Se prepara que eles quando vierem ao Brasil vao querer tratamento igual)

Dormi por volta de meia-noite, acordei as 4 da manha, p pegar o trem das 5 e meia.....foram 6 horas de trem ate a cidade que estou agora a LODZ (que a pronuncia parece com wood, nao sei como).

So cochilei, pois tinha que prestar atencao na cidade que iria saltar, pois o trem para varias vezes...a cidade eh uma das principais da Polonia WARZAWA, la Crhistian (meu anfitriao daqui) me esperava para outra viagem de mais 2 horas de carro ate aqui.
Fui direto pra academia, puxei um treino e treinei...agora to na casa dele escrevendo isso pra vcs....

Enfim, tem mais detalhes, mas estou num computador tao antigo que so falta ter que girar uma manivela para dar corda, estou com medo de dar "pau" antes deu apentar a tecle enviar...

PARTE 2 CLIQUE QUI

 

Dec 05, 2012 Categories: BJJ Felipe Costa