Brazilian Black Belt

 

Confissões no Jiu-Jitsu: Já sofri muitas derrotas e atingi o fundo do poço inúmeras vezes 

MAS É EXATAMENTE POR ISSO QUE ME TORNEI CAMPEÃO
Posted by Felipe Costa Apr 28, 2015 Categories: Felipe Costa Jiu Jitsu Motivational

Peço desculpas se algum dos meus resultados te fazem pensar que sempre ganho OURO.

Já sofri muitas derrotas e atingi o fundo do poço inúmeras vezes. Por exemplo, só no Panamericano, lutei 7 vezes, e perdi nas finais de 2009, 2010, 2011 e 2014, isso vai sem mencionar uma derrota na semi-final em 2013 e nas eliminatórias em 2012.

 

MAS É EXATAMENTE POR ISSO QUE ME TORNEI CAMPEÃO nesse fim de semana.

Perder uma luta deixa uma sensação terrível de que todo o sacrifício feito até o momento do torneio foi em vão. Quando perco eu compartilho este mesmo sentimento, mas sei que perder faz parte do processo e isso é muito importante, é péssimo, mas todos nós precisamos experimentar e experiência é exatamente o que é. No último domingo, as minhas experiências anteriores me empurraram fisicamente, e no meu caso, principalmente psicológicamente para conseguir me concentrar em minhas vitórias. Ganhar ouro Panamericano de #JiuJitsu foi muito importante para mim, pois foi o único torneio da IBJJF que lutei mas ainda não tinha conseguido ser campeão na faixa-preta. 

Mas agora consegui!

felipe costa meme motivacional jiu jitsu

Eu nunca poderia ter feito sem a ajuda da minha família e amigos, todos e cada um de vocês são parte dela, eu sou 100% consciente disso e mais grato do que as palavras podem expressar.

Gravatar

BJJ Confessions: I have failed over and over, I have hit rock-bottom numerous times 

THIS IS EXACTLY WHY I SUCCEED
Posted by Felipe Costa Apr 28, 2015 Categories: BJJ Jiu Jitsu Motivational

I apologize if some of my results make you think GOLD is all I get. I have failed over and over, I have hit rock-bottom numerous times. For example, In the Pans, I fought 7 times, and  would lose in the finals 2009, 2010, 2011 and 2014 that goes without mentioning a defeat in the semi-final in 2013 and in the eliminatory rounds in 2012.

AND THIS IS EXACTLY WHY I SUCCEED THIS PAST WEEKEND.

Losing a fight leaves a terrible feeling that all the sacrifice made up to the time of the tournament was in vain. When I loose I share this same feelings, but I know loosing is part of the process and this is very important, it sucks, but we all going to experience that and experience it's exactly what it is. 

This past sunday, my previous experiences is what pushed me through all physical and in my case, mainly psychological challenge to make me ready and focus on my victories. Winning Pan Ams gold was so important to me because it was the only IBJJF tournament that I fought that I had not yet achieved Gold as a Black Belt. 

Not any more! 

felipe costa motivational bjj meme

I could have never done without the help of my family and friends, each and everyone of you are part of it, I'm 100% conscious of that and more thankful than words can say.

Gravatar

Entenda a razão daquele seu amigo ter se apaixonado pelo Jiu Jitsu 

10 motivos para começar a treinar Jiu-Jitsu hoje
Posted by Felipe Costa Apr 28, 2015 Categories: Felipe Costa Gracie Grappling Jiu Jitsu Motivational self defense

Se você conhece alguém viciado no Jiu-Jitsu e acha difícil entender a razão, talvez consiga encontrar nesses 10 motivos a explicação.

Recebi um convite de uma revista para citar "10 motivos para começar a treinar Jiu-Jitsu hoje", procurei imaginar atrativos para aquela pessoa que não esta familiarizada com a luta, eis o que saiu de minha cabeça. 

1) Tornar-se apto, em uma situação de perigo, a se defender.

Jiu-Jitsu, especialmente no Brasil, por ser bem conhecido entre os jovens, tornou-se sinônimo de MMA ou luta esportiva, mas a origem e parte importante do Jiu-Jitsu Brasileiro é a parte de Defesa Pessoal. Tornar-se apto a se defender não significa aprender a brigar, na grande maioria das vezes o conhecimento de defesa pessoal vai te capacitar a evitar uma situação de perigo, sem precisar bater em ninguém.

 

2) Praticar exercício físico sem aquela sensação de estar fazendo algo por obrigação.

Muitas vezes as pessoas fazem exercícios sem conseguir ter prazer neles, o fazem por obrigação por uma questão de saúde ou estética. Isso é muito comum  em quem vai a musculação ou corre. Até há os que tem prazer nesses exercícios, claro, mas o Jiu-Jitsu proporciona se exercitar com mais dinâmica e interação com outras pessoas, sem ter que se prender a aparelhos e pesos. Quantas vezes você se matriculou numa academia de musculação ou comprou o melhor tênis de corrida?

 

3) Fazer novas amizades com grupos de pessoas das mais variadas origens.

O Jiu-jitsu atrai todo tipo de pessoas independente de credo, raça ou nível social e no tatame todos são iguais e essa é uma oportunidade ímpar de conhecer novas pessoas e vivenciar suas experiências através dessas novas amizades que se formam. Alguns dos meus melhores amigos conheci no tatame e também tive chance de dar aula no mesmo ambiente para mulçulmanos e judeus ortodoxos, mas com kimono vestido, todos se respeitavam e até interagiam, esse é o poder dessa arte marcial. 

 

4) Possibilidade de competir em vários níveis, inclusive em alto nível.

Jiu-Jitsu ainda é um esporte amador, mas os atletas de alto nível se preparam como profissionais. Se aventurar em competições como o Campeonato Brasileiro ou Mundial é possível e muitos gostas de se testar, mas para competir você pode ser uma pessoa que treina por hobbie. Existem também os campeonatos locais onde a pressão é menor, categorias de peso, idade e faixa definindo níveis bem próximos possibilitando que você se teste com pessoas com a mesma experiência, idade e peso que você tem. 

 

5) Possibilidade de praticar apenas por hobbie, sem competir.

Muitas academias incentivam os alunos a competir, mas a grande realidade é que a maioria dos alunos não lutam campeonato, por um motivo ou outro. O mais importante é que se isso não for algo atraente para você, saiba que não faz diferença, é perfeitamente possível dar continuidade na sua evolução sem ter que competir. Seu professor vai saber ajudar a estipular metas dentro da própria academia que vão ser um grande incentivo para o seu progresso.  

 

6) Você vai se tornar uma pessoa melhor e mais confiante no dia a dia.

Ao iniciar o Jiu-Jitsu você vai sair da sua zona de conforto, haverá momentos que pessoas fisicamente menores e mais fracas que você lhe colocarão em posições onde você estará completamente dominado e será obrigado a desistir para reiniciar. Você vai aprender a manter a calma nesses momentos, a pensar sob pressão e diante do cansaço. São desafios fora de sua zona de conforto, mas com risco controlados, ou seja, basta pedir para parar e você pode recomeçar. Mas esse desafio dentro do tatame vai refletir na sua vida diária, seja ao fazer uma prova, entrevista ou até mesmo falar com alguém desconhecido ou em público, serão coisas que você fará sem nem sentir frio na barriga

 

7) Ao contrário de outros esportes, como o futebol, raramente você vai se machucar.

Essa é uma preocupação comum, pessoas até tem vontade de iniciar, mas pensam que o percentual de contusões é grande. Isso é uma percepção completamente falsa. Primeiro que o Jiu-Jitsu não tem impacto, não há socos ou chutes. Existe sim a parte das quedas, como no Judo, que podem ser duras no corpo, mas é possível simplesmente aprender o básico e começar os treinos sempre sem incluir essa parte das quedas (o mais comum na maioria das academias mundo afora). 

 

8) É uma atividade que pode ser feita em família.

Cansei de ver casos em que o pai foi levar o filho para treinar, se interessou e deu continuidade, o oposto também é comum, o filho vê o pai treinando e se interessa. Claro que pai e filho são apenas exemplos, já vi familias inteiras dentro do tatame ( e não estou falando da familia Gracie rs). Ao mesmo tempo que os desafios serão individuais, é extremamente divertido trocar informação em família , acompanhar o progresso dos seus parentes e estar apto a aprender e ensinar juntos, pois muitas vezes cada um desenvolve um estilo e pode brincar e estimular o desenvolvimento do outro.

 

9) É mais barato do que terapia, mais fácil que aprender a meditar.

O Jiu-jitsu é uma terapia, é aquele momento do dia que você esquece seus problemas, se distrai e relaxa.  Com o treino em si você vai atingir níveis de concentração que nem sabia ser capaz, sua cabeça realmente esquece todo resto e você passa a ter um entendimento do seu corpo e seus limites que nunca experimentou antes, isso sem falar no bate papo que sempre rola antes e depois que muitos dizem ser o mais prazeroso de tudo

 

10) Praticamente qualquer lugar do mundo tem alguém que ama o Jiu-Jitsu tanto quanto você vai amar.

Jiu-Jitsu é uma arte em ascensão, esta cada dia se popularizando mais. Hoje em dia, quase todo lugar no mundo você consegue achar uma academia ou no mínimo um grupo de amigos que treinam juntos e vão adorar ter a oportunidade de treinar e trocar experiência com alguém que vem de um estilo diferente do que estão acostumados. 

Eu poderia continuar citando infinitas razões para você começar, mas que tal fazermos melhor do que isso? Por que você não faz uma busca agora de uma academia perto de você, tenha certeza que o professor faz um trabalho sério e faça uma aula experimental. Tenho certeza que vai me escrever contando outros 10 motivos que te levaram a treinar! Lançado o desafio!

 

*Escrito por Felipe Costa - BI Campeão Mundial na faixa preta, tendo sido o primeiro e até hoje o único a se tornar campeão na faixa preta sem nunca antes ter sido Campeão nas faixas coloridas.

Gravatar
Page 24 of 175 << < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 40 70 100 140 > >>
Do you train Gi or No-gi?






Newsletter

Upcoming Events

Page 1 of 0 >

Recent Updates

  1. News > To gi or no-gi that is the question

    In recent times, the traditional kimono, or gi, has seen a decline in popularity within the grappling community.

    However, it's crucial to recognize the significant role the gi plays as a teaching tool in our sport.

    Last Updated: 1/11/2024
 
https://brazilianblackbelt.com/Blog/ViewList.aspx?pageid=5&mid=4&pagenumber=24