Brazilian Black Belt

 

Como parei de comer carne e frango 

e o que me levou a esta decisão.
Posted by Felipe Costa Apr 15, 2014 Categories: Felipe Costa

Desde novo, olho com curiosidade as pessoas que optam por ser vegetarianas e levam uma vida, teoricamente, mais saudável. 

Lembro de um amigo de colégio que era vegetariano, os pais eram e consequentemente ele e o irmão foram criados assim. Eu ria com a revolta dele ao dizer que sempre que falava para alguém isso, tinha que ouvir a pergunta "Mas quando você vai ao Mc Donalds come o quê?". Eu achava que ele era um "sortudo" por ter sido criado assim, afinal, quem nunca provou, não sabe o que está perdendo.

 
Um tempo depois, descobri que ele morava em um prédio localizado no caminho da minha academia de Jiu-Jitsu então, todo dia, interfonava anonimamente para o apartamento dele e quando ele atendia imitava o barulho de um porco e seguia meu caminho gargalhando com as reações dele. Demorei a cansar dessa piadinha, principalmente por ele sempre contar a outro amigo em comum a revolta dele e o que ele fazia para tentar descobrir o "porquinho do interfone". Claro, que devidamente alertado pelo amigo em comum, eu nunca fui pego...até que ele se mudou (espero que não por isso) e a brincadeira acabou. 
 

No decorrer da vida, ouvi outros casos, alguns pela mídia e outros pessoalmente, mas somente já bem mais velho fiquei sabendo de pessoas que optavam por não comer carne, frango e/ou peixe por solidariedade a causa animal e isso me fascinava. Achava admirável essas pessoas abrirem mão de algo tão fundamental na nossa dieta em prol do bem estar dos animais.

 

Conforme conversava, ouvia e ia me informando. No decorrer de muitos anos fui ouvindo argumentos esporádicos de pessoas que defendiam ou atacavam aqueles que não comiam.  Não cabe aqui descrever esses argumentos, não é a intenção do meu texto, mas posso dizer que existem muitas crenças fortemente arraigadas que não são necessariamente verdadeiras e nem sempre o que pensamos ser realmente fundamental, o é. Mas acho que cabe a cada um buscar se informar e decidir por si.
 
Sempre gostei de perguntar há quanto tempo pararam, e sempre haviam parado há muitos anos, o que no meu entender e numa lógica fraca, acreditava que era mais fácil..."Ah, não come há dez anos, nem lembra o gosto, assim é mole".
 
Por uma razão ou outra, os argumentos a favor da causa animal, ou seja, contra os maus tratos e morte dos animais para nos alimentar sempre me marcavam mais do que os outros. Conversando com amigos que descobri ser vegetarianos ou piscitariano (quem não come carne vermelha ou frango, mas come derivados e peixe), fui me informando a respeito e formando minha opinião.
 
Uma amiga disse que a gota d'água para ela parar foi assistir um documentário  , disse que "é forte, mas quem assiste nunca mais come carne e me forcei a ver até o fim". Tive a curiosidade de ver, mas parei na primeira cena onde dois garis pegavam um cachorro vira-lata, vivo, pela perna e o jogavam para ser triturado aos gritos pelo caminhão de lixo. Depois disso corri de todos os videos onde a descrição era de como os animais eram mal tratados pelos humanos. Existem muitos. Quem tiver curiosidade, basta procurar. Esse é um: 
 
 
Ter consciência e se indignar com a maneira que hoje tratamos os animais, aprisionamos e os torturamos do nascimento ao prato, foi o primeiro passo, mas estar ciente disso não me fez parar de imediato, ainda levou um tempo.
 
Enquanto isso tudo amadurecia dentro de mim, em uma de minhas viagens ensinando Jiu-Jitsu, conversando com uma aluna, ela contou que havia parado fazia um ano. Finalmente conheci alguém que não comia carne há pouco tempo, então isso sim me fascinou. Enchi ela de perguntas e ela obviamente me encheu de informação, me levou para comer onde ela agora comia, falou que eu não precisava me preocupar por ser atleta, que o namorado dela também havia parado e continuava lutando em alto nível, usou um argumento forte e real, de que a carne só tem gosto bom devido aos temperos nela usados, que ninguém gostava de comer uma carne pura. E isso é uma verdade irrefutável. 
 
Meus amigos sabem minha paixão pelos cachorros, principalmente depois que a boxer Penélope entrou em minha vida, sempre procurei ajudar e informar, quem se interessava, da importância de castrá-los e a maneira de cuidar de um cão. Um argumento constante entre os protetores é "Por que amar uns (os pets) e comer outros", de imediato, a resposta que vem a cabeça é "por que um é comida e o outro não", mas basta pensar um pouquinho para concluir que isso é apenas um paradigma e não faz muito sentido. 
 
O que posso afirmar é que meu amor pela Penélope foi tão grande que não coube apenas entre nós e esse amor se expandiu e extrapolou nossa relação para todos os animais. 
 
No dia 15 de outubro de 2013, decidi que não podia, estando consciente da forma como vacas, aves e porcos (para citar os mais comuns) são tratados e mortos para nos alimentar, ser conivente com esse processo e resolvi parar de comê-los. Sei também que os peixes sofrem, apesar de não sentirmos empatia por seu sofrimento, já que não nos identificamos com suas feições) e também sei que a maioria das vezes os laticínios e ovos são recolhidos em processos cruéis, mas decidi dar um passo de cada vez, sem promessas, apenas tentar.

Uma coisa que me impressionou foi que ao começar a comunicar minha decisão, muitas pessoas praticamente se indignavam. Se eu falasse que era por saúde, talvez não contestassem tanto quanto quando eu falava que era por solidariedade aos animais. Parecia que queria me convencer ao contrário ou desmoralizar minha "causa" perguntando se eu não tinha pena dos peixes, como se uma coisa anulasse outra e meu argumento de que sim, morro de pena dos peixes, mas um passo tem que ser dado de cada vez. Houve quem dissesse que os animais foram criados por Deus para nos alimentar, é possível contra argumentar com essa afirmação de várias maneiras, mas escolho uma simples e educada:
 
Se Deus tivesse criado os animais puramente para esse propósito, por que ele os faria sofrer para virarem comida? Não seria isso um pouco de maldade? Seguindo essa linha de raciocínio não é mais lógico pensar que as frutas, sementes, verduras etc, essas sim que não sofrem para nos alimentar, foram criação de Deus para esse propósito? Reflitam...
 
Aos quinze anos, quando imitava porquinho para zoar (hoje chamariam de bullying) com o meu amigo não imaginei que um dia tomaria essa decisão, não quero prometer qual será meu próximo passo, o que posso afirmar é que hoje, completando SEIS meses sem comer carne e aves,  me sinto melhor fisicamente e mentalmente. Como é bom viver sabendo que não sou conivente com tantas crueldades.
 
Respeito a decisão de todos. Se consegues, sabendo o processo até o seu garfo, saborear esse alimento, tudo bem. Cada um tem seu tempo e esse é o meu. 
 

Felipe Costa - Faixa preta, Campeão Mundial de Jiu-Jitsu.

 
 
Gravatar

Felipe Costa finaliza na estréia de campeonato organizado pela SJJSAF  

Assista aos melhores momentos da luta
Posted by Felipe Costa Apr 13, 2014 Categories: BJJ Felipe Costa Jiu Jitsu Video BJJ

I fought today once and got the submission around min 8! its was a very well organized tournament by #sjjif 

Hoje fiz uma luta e consegui a finalização perto de 8 min, foi o primeiro torneio no Brasil da http://www.sjjsaf.com/ e minha experiência foi nota 10! Ginásio climatizado, cronograma correndo no horário, área de aquecimento com tatame e atletas tendo alimentação saudável a disposição. A regra sem vantagem e com "morte súbita" em caso de empates funcionou e com isso diminuiu os erros por parte dos juízes. Parabéns Cleiber Maia , Abi Riham, Juarez Soares e todos que se empenharam em fazer o torneio acontecer. Tenho certeza que é apenas o primeiro de muitos e estarei apoiando também nos próximos!

Gravatar

Black Belt getting beat up by a lower belt - UNBELIEVABLE 

What black belt would post a video of himself getting smashed by a white belt?
Apr 03, 2014 Categories: Academia BJJ Felipe Costa Jiu Jitsu Video BJJ

There is a lot of controversy now saying the Mendes would never publish themselves getting in trouble, while training, on their website. The question is, who would? I don't know about the others BB, but I would post myself getting in trouble, to proof that, here is a video of me getting tap by a white belt...Im not ashamed to say that he really surprised me, but doesn't take away of what I am, right? Please let me read your insight on this: https://www.youtube.com/watch?v=Z_0lZZHxuW8

Muita controvérsia criticando os Mendes por nunca postarem videos deles tomando sufoco no treino, no site deles. Mas a dúvida é, quem colocaria? Eu não sei pelos outros, mas eu nao tenho problema com isso e para provar, aqui vai um video de um faixa branca me finalizando...Não me envergonho de dizer que fui surpreendido, mas isso não muda quem eu sou, certo? Me diga sua opinião: 

Page 43 of 175 << < 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 70 100 140 > >>
Do you train Gi or No-gi?






Newsletter

Upcoming Events

Page 1 of 0 >

Recent Updates

  1. News > To gi or no-gi that is the question

    In recent times, the traditional kimono, or gi, has seen a decline in popularity within the grappling community.

    However, it's crucial to recognize the significant role the gi plays as a teaching tool in our sport.

    Last Updated: 1/11/2024
 
https://brazilianblackbelt.com/Blog/ViewList.aspx?pageid=5&mid=4&pagenumber=43