Brazilian Black Belt

 

Preparacao Fisica para MMA e JIU JITSU: Não copie, crie!

Jun 07, 2011 Categories: BJJ Itallo Vilardo MMA

http://www.tatame.com.br/2010/12/07/Nao-copie,-crie

 

Um dos meus sonhos Ă© fazer com que o MMA cresça, sonho em um dia que o MMA ou o Jiu-Jitsu estejam nas OlimpĂ­adas. Tive o privilĂ©gio de nascer na terra que divulgou a arte suave para o mundo inteiro e que criou o “vale tudo” mundialmente chamado hoje em dia de MMA.

Itallo Vilardo e Vitor Miranda

A origem do esporte é nossa, os primeiros campeÔes são nossos, os melhores treinadores e atletas mais famosos são nossos, o primeiro homem a visualizar o MMA moderno é brasileiro (Mestre Marco Ruas), e por que com tudo isso o melhor sistema de treino não pode ser nosso?

 

Estamos acostumados a ver os gringos treinando e sem perguntarmos o porquĂȘ daquilo, colocamos nossos atletas para fazermos iguais. Se vemos o Fedor Emelianenko rodar o kettlebell de um lado para o outro, colocamos nossa cobaia para rodar o kettlebell tambĂ©m. Se vemos o gigante Brock Lesnar rodar pneus de trator, colocamos nossa cobaia para virar pneus tambĂ©m. Posso citar inĂșmeras outras coisas, que “importamos” lĂĄ de fora, dar marretada em pneu, sacudir pesadas cordas de um lado para o outro, e por aĂ­ vai... E para que serve isso tudo? De onde vem a base desses exercĂ­cios? A criação deles foi baseada em que?

 

Como disse no inicio, o Jiu-Jitsu surgiu aqui, o MMA surgiu aqui, e somos os melhores no mundo nisso, agora os americanos sĂŁo os melhores do mundo no wrestling, no futebol americano, os cubanos no boxe entre outros. Por isso esses exercĂ­cios “importados” vĂȘm do futebol americano, do wrestling, do basquete, do boxe e ate mesmo do circo (quem conhece treinamento de verdade sabe que o kettlebell vem do circo), ou seja, vieram de inĂșmeros lugares, menos do MMA.

 

Grande parte dos treinadores e preparadores fĂ­sicos brasileiros se espelham nos treinos “gringos” e reproduzem o que vĂȘem lĂĄ fora, sem se perguntar o porque e o para que daquilo. A grande maioria dos treinadores estrangeiros, principalmente os americanos, veio do futebol americano e wrestling, e por isso colocam seus atletas para empurrar pneus (exercĂ­cio totalmente especĂ­fico e objetivo no futebol americano)ž sacudir pesadas cordas para cima e para baixo (exercĂ­cio que veio do wrestling) ou para fazerem qualquer outro exercĂ­cio que nĂŁo veio do MMA! Nunca vi algum lutador começar a sacudir os braços do oponente ou empurrar o oponente atĂ© o outro lado do ringue apĂłs derrubĂĄ-lo. Mais jĂĄ vi varias vezes o lutador derrubar e quase que instantaneamente saltar para o outro lado, tal como um movimento de capoeira ou uma estrela (como fazia o grande lutador Fernando TererĂȘ), movimentos que vieram da luta e servem para a luta.

 

Treino o atleta para o MMA, para o Jiu-Jitsu ou para o Muay Thai com exercĂ­cios caracterĂ­sticos daquela luta. O atleta nĂŁo tem que ser capaz de correr por 40 minutos ou carregar 100kg nas costas ao mesmo tempo que escala uma montanha, o atleta tem que ser capaz de agĂŒentar 3 rounds de 5 minutos atacando e se defendendo sem parar, dando o mĂĄximo de si, chutar, socar, agarrar, derrubar e levantar novamente para fazer isso tudo novamente.

 

Ao criar um treino para o MMA, temos que conhecer a fundo a modalidade, muitas vezes Ă© bom largarmos os livros e colocarmos a luva e a bermuda, assim percebemos as necessidades daquela modalidade. Sendo o que Ă© mais importante do que isso Ă© parar de “copiar e colar” esquecer um pouco o “professor YouTube” e usar a criatividade cientĂ­fica. Inventar Ă© criar sim! Copiar com lĂłgica Ă© fundamento sim! Agora copiar porque Ă© legal, bonitinho e deixa cansado, nĂŁo! AtĂ© tomar susto faz o batimento cardĂ­aco subir, e isso nĂŁo Ă© considerado treino!

 

* Ítallo Vilardo

Preparador fĂ­sico de esportes de combate

Contato:

www.itallovilardo.com

twitter.com/itallovilardo

treinamento@itallovilardo.com

 

https://brazilianblackbelt.com/2011/06/preparacao-fisica-para-mma-e-jiu-jitsu-nao-copie-crie