Brazilian Black Belt

 

Comprido acusa comissão atlética de tentar matar o Jiu-Jitsu

Aug 13, 2011 Categories: BJJ Comprido MMA

http://esportes.r7.com/mais-esportes/noticias/exclusivo-treinador-de-brock-lesnar-acusa-comissao-atletica-de-tentar-matar-o-jiu-jitsu-nos-eua-20110711.html?question=0

lesnar, comprido, ufc, 450Marcelo Alonso/Divulgação

Ex-campeão mundial de jiu-jitsu, o brasileiro Rodrigo "Comprido", que hoje é responsável pelos treinos de chão do gigante Brock Lesnar, entrou em contato com o R7 para manifestar o repúdio à lei aprovada no Estado de Illinois, onde mora nos EUA, que, de acordo com o atleta, “mataria” o esporte ao igualar as competições da modalidade às de MMA.

Acompanhe a página de MMA do R7 

- O motivo principal é que todos atletas, desde os faixas-brancas e as crianças, teriam de fazer exames de sangue, que custam em torno de US$ 100 [cerca de R$ 150], assim como no MMA. Se somarmos ao preço da inscrição, ficaria muito caro competir, ainda mais por se tratar de um esporte amador. Eles vão matar o jiu-jitsu no estado.

A medida, que já havia sido aprovada três anos atrás e revertida judicialmente por professores da região, ganhou aval do Congresso de Illinois nesta semana e está a uma assinatura do governador para entrar em vigor.

- Não faz sentido uma lei como esta ser aprovada sem ninguém consultar atletas e federações do esporte envolvido. Por isso criamos uma espécie de baixo-assinado público pelo Facebook para, quando conseguirmos marcar uma entrevista com o governador, termos um grande número de apoiadores pela nossa causa.

Como o jiu-jitsu é um esporte em que, apesar de ser de contato, não há cortes, e quando há, o combate e interrompido, a exigência de exames de sangue para análise possíveis doenças nos competidores poderia ser substituída por exames antidoping.

- Se é para cobrar, que façam exames antidoping. Aí sim, quanto a isso eu sou a favor. Mas é que, na verdade, as comissões atléticas são formadas por membros ligados ao boxe. De fato, é o boxe, que está minguando nos EUA, querendo controlar outros esportes. Como a renda deles está diminuindo, eles precisam fazer mais dinheiro. Com a lei, todo atleta de jiu-jitsu teria que ser afiliado e pagar taxas para competir.

 

 

https://brazilianblackbelt.com/2011/08/comprido-acusa-comissao-atletica-de-tentar-matar-o-jiu-jitsu