Posts in Category: Felipe Costa

Deficientes Visuais competindo no Jiu-jitsu / Blind kids fighting in BJJ tournament 

Primeiro campeonato dos DEFICIENTES VISUAIS 
No dia 2 deste mês de Dezembro, colocamos 10 crianças para competir um campeonato aberto de Jiu-jitsu.

Ao contrario do Judô e outros esportes, no Jiu-jitsu não existem competições especificas para deficientes, portanto os que resolvem lutar têm que fazê-lo com atletas sem deficiências.

Nossos alunos tinham idade entre 12 e 20 anos. Dos 10, metade era 100% cega e a outra metade apresentava alguma deficiência, variando de 20% ate 80% .

Eu sabia que seria emocionante essa empreitada, mas nunca poderia imaginar que receberíamos tanta ajuda das pessoas envolvidas no campeonato. Desde a parte organizacional, passando por alguns patrocinadores, atletas presentes e do publico que aplaudiu e incentivou os alunos.

Só para exemplificar, a organização do evento ofereceu bolsa integral aos alunos que alem disso receberam camisa do campeonato. Outro nobre gesto foi de um atleta faixa preta que fez uma luta especial e doou metade da bolsa ganha para a festa de Natal das crianças. Os atletas deram palavras de apoio e todos aceitaram começar as disputas já segurando o kimono dos nossos atletas do Instituto Benjamim Constant. (única adaptação feita no inicio da luta, absolutamente todo resto da regra foi igual)

É claro que Michelle Matta, João Marcelo, Marreca, Matheus, Renata, eu e os outros voluntários que ensinamos o jiu-jitsu paras as crianças ficamos felizes com o fato de dois alunos terem sido campeões lutando contra "videntes" (como eles mesmo costumam nos definir).

Não há duvidas que ficamos radiantes de ver outros dois receberem a prata e outro conquistar o bronze.

Também não nos deixou menos orgulhosos, ver nos que não conseguiram uma melhor colocação, o sorriso e a satisfação estampada no rosto por terem tentado o maximo que podiam e constatar que tem condições de disputar de igual para igual.

Mas, o que realmente nos emocionou foi a certeza que neste Domingo 10 jovens tiveram uma experiência única, que 10 jovens irão, a partir dessa experiência, se tornar mais preparados para a vida. Que o fato de terem superado os altíssimos níveis de adrenalina e estresse pré-competicao (que segundo um grande amigo, 80% da população mundial não sente durante a vida toda nem metade dessa adrenalina que um lutador sente antes da competição) fara com que também consigam superar com mais facilidade os outros desafios que a vida já lhe impõem.

Foi um Domingo onde essas crianças receberam mais atenção dos familiares que vieram de longe só para apoiá-las.

E o mais importante de tudo, foi um Domingo onde eles foram tratados de igual para igual e viram que a vida é difícil sim, mas todo esforço será recompensado!

Fica aqui o nosso sincero agradecimento por todas as lições que essas crianças estão nos passando a cada contato.

Graças a Deus essa oportunidade surgiu e esse é apenas o começo. Como uma equipe que somos, iremos ate onde sonharmos!

Obrigado a todos, Felipe Costa (em nome de todos os professores e auxiliares do IBC)

Jul 15, 2011 Categories: BJJ Comprido Felipe Costa Michelle Matta Video BJJ

Revista TATAME entrevista sobre os esteroides no Jiu-Jitsu 

Entrevista feita pela revista TATAME com atleta Bi campeão Mundial Felipe Costa, a partir dessa matéria saiu uma reportagem na revista, leia na integra as perguntas feitas pelo repórter Erik

1) Por que você acha que até hoje as Confederações ainda não se coçaram com ralação a questão do doping no Jiu-jitsu?

Acredito que primeiramente tem a questão do custo, que dizem ser alto. Na minha cabeça e da maneira que interpreto o uso do doping, como sendo trapaça, nao consigo entender outra razão para nao testar no mínimo os atletas da faixa preta.

A realidade é que mesmo que testem, muitos atletas ainda assim conseguirão fazer o uso do doping, se seguirem recomendação de um especialista. É assim em todos os esportes, mesmo os olímpicos, fora a questão de politicagem, onde podem proteger determinado atleta ou tentar "pegar" outro...esses casos escutamos a todo momento na TV.

Mas mesmo com essa possibilidade real de "burlar" o teste, a partir do momento que ficar claro que isso é errado e alguns atletas forem punidos, esse é o bom exemplo que será passado para os mais novos, que hoje se espelham em campeões que fazem uso de doping.


2) Como você vê a possibilidade do JJ se tornar um esporte olímpico, se a modalidade não controla o que os atletas estão usando?

Eu acho que o sonho do Jiu Jitsu se tornar olímpico é um sonho muito romântico de algumas pessoas...sinceramente não me parece que as confederações tenham real interesse nisso. Seria arriscar perder o monopólio e o controle que conquistaram até hoje dentro desse esporte.

Na regra das confederações não fala que o uso de doping é proibido no Jiu Jitsu, incluir esse parágrafo seria um começo. Assim, depois, ninguém vai poder dizer que não sabia. Perante as regras, esse uso não é ilegal, mas nem por isso deixa de ser imoral.


3) Qual a sua postura diante desse fato? o que você acha que deveria ser feito?

Eu sou contra o uso de doping e nunca fiz uso de nenhuma substância para aumentar minha performance ou mesmo perder peso. Vamos deixar claro que doping nao é somente a bomba (anabolizante), remédios para perder peso, diuréticos, drogas como a maconha também entram no pacote (sem falar as outras).

Fazer uso dessas substâncias é imoral, desonesto e é trapaça. Essas vitórias não tem nenhum mérito.

Acho que todos campeões mundiais deveriam ser voluntários para serem testados e assim dar o exemplo. Eu seria o primeiro da lista tranqüilamente, inclusive para teste toxicológico


4) Não precisa citar nomes, mas você acredita que o uso de esteróides e outras drogas é uma prática comum entre os atletas de JJ?

Nao é questão de acreditar, eu sei de varios atletas que usam, desde faixas menores até maiores, inclusive campeões, ídolos do esporte. Agora, se você me perguntar se eu posso provar, a resposta é não. Assim como eu não consigo provar quais políticos exatamente são os corruptos, mas mesmo sem provas nós sabemos que muitos são e algumas vezes sabemos exatamente os que são.

Assim é no Jiu Jitsu.


5) Você acredita que a partir do momento que começarem a fiscalizar o uso de drogas, muitos campeões cairão?

Na realidade isso nao é o mais importante, nao é uma campanha contra esse ou aquele atleta e sim a favor de um principio básico, a favor do bom caráter, honestidade, do bom exemplo para as próximas gerações.

Eu bato palmas para qualquer pessoa que levantar essa bandeira e fiquei muito mal impressionado como várias pessoas, desde campeões mundiais até líderes de equipes grandes, se ofenderam profundamente com as declarações feitas contra o doping, principalmente as que vieram do atleta Caio Terra no último PAN. No meu entender só tem uma justificativa para essa reação: tocou na ferida deles.

Quem está limpo não se ofende com isso!

Se houver alguém limpo que seja contra o controle dessas substâncias, por favor me deixa um recado no meu facebook: www.facebook.com/felipecostabjj quero conhecer esse doido rsrsrs

No fim das contas acredito que pouca coisa vai mudar, ao menos no curto prazo, mas a discussão é válida.

Parabéns a TATAME por tomar iniciativa em publicar sobre esse assunto, que parece tabu, mas nao deveria ser.


Valeu Felipe, esse assunto deve ser debatido pois é inacreditável que um esporte de alto nível como o Jiu-Jitsu faça vista grossa com relação ao doping. Abç!!!

Grande Erik, se precisar de algo mais me avisa, abraços


Jul 02, 2011 Categories: BJJ Felipe Costa