Posts in Category: BJJ

Revista TATAME entrevista sobre os esteroides no Jiu-Jitsu 

Entrevista feita pela revista TATAME com atleta Bi campeão Mundial Felipe Costa, a partir dessa matéria saiu uma reportagem na revista, leia na integra as perguntas feitas pelo repórter Erik

1) Por que você acha que até hoje as Confederações ainda não se coçaram com ralação a questão do doping no Jiu-jitsu?

Acredito que primeiramente tem a questão do custo, que dizem ser alto. Na minha cabeça e da maneira que interpreto o uso do doping, como sendo trapaça, nao consigo entender outra razão para nao testar no mínimo os atletas da faixa preta.

A realidade é que mesmo que testem, muitos atletas ainda assim conseguirão fazer o uso do doping, se seguirem recomendação de um especialista. É assim em todos os esportes, mesmo os olímpicos, fora a questão de politicagem, onde podem proteger determinado atleta ou tentar "pegar" outro...esses casos escutamos a todo momento na TV.

Mas mesmo com essa possibilidade real de "burlar" o teste, a partir do momento que ficar claro que isso é errado e alguns atletas forem punidos, esse é o bom exemplo que será passado para os mais novos, que hoje se espelham em campeões que fazem uso de doping.


2) Como você vê a possibilidade do JJ se tornar um esporte olímpico, se a modalidade não controla o que os atletas estão usando?

Eu acho que o sonho do Jiu Jitsu se tornar olímpico é um sonho muito romântico de algumas pessoas...sinceramente não me parece que as confederações tenham real interesse nisso. Seria arriscar perder o monopólio e o controle que conquistaram até hoje dentro desse esporte.

Na regra das confederações não fala que o uso de doping é proibido no Jiu Jitsu, incluir esse parágrafo seria um começo. Assim, depois, ninguém vai poder dizer que não sabia. Perante as regras, esse uso não é ilegal, mas nem por isso deixa de ser imoral.


3) Qual a sua postura diante desse fato? o que você acha que deveria ser feito?

Eu sou contra o uso de doping e nunca fiz uso de nenhuma substância para aumentar minha performance ou mesmo perder peso. Vamos deixar claro que doping nao é somente a bomba (anabolizante), remédios para perder peso, diuréticos, drogas como a maconha também entram no pacote (sem falar as outras).

Fazer uso dessas substâncias é imoral, desonesto e é trapaça. Essas vitórias não tem nenhum mérito.

Acho que todos campeões mundiais deveriam ser voluntários para serem testados e assim dar o exemplo. Eu seria o primeiro da lista tranqüilamente, inclusive para teste toxicológico


4) Não precisa citar nomes, mas você acredita que o uso de esteróides e outras drogas é uma prática comum entre os atletas de JJ?

Nao é questão de acreditar, eu sei de varios atletas que usam, desde faixas menores até maiores, inclusive campeões, ídolos do esporte. Agora, se você me perguntar se eu posso provar, a resposta é não. Assim como eu não consigo provar quais políticos exatamente são os corruptos, mas mesmo sem provas nós sabemos que muitos são e algumas vezes sabemos exatamente os que são.

Assim é no Jiu Jitsu.


5) Você acredita que a partir do momento que começarem a fiscalizar o uso de drogas, muitos campeões cairão?

Na realidade isso nao é o mais importante, nao é uma campanha contra esse ou aquele atleta e sim a favor de um principio básico, a favor do bom caráter, honestidade, do bom exemplo para as próximas gerações.

Eu bato palmas para qualquer pessoa que levantar essa bandeira e fiquei muito mal impressionado como várias pessoas, desde campeões mundiais até líderes de equipes grandes, se ofenderam profundamente com as declarações feitas contra o doping, principalmente as que vieram do atleta Caio Terra no último PAN. No meu entender só tem uma justificativa para essa reação: tocou na ferida deles.

Quem está limpo não se ofende com isso!

Se houver alguém limpo que seja contra o controle dessas substâncias, por favor me deixa um recado no meu facebook: www.facebook.com/felipecostabjj quero conhecer esse doido rsrsrs

No fim das contas acredito que pouca coisa vai mudar, ao menos no curto prazo, mas a discussão é válida.

Parabéns a TATAME por tomar iniciativa em publicar sobre esse assunto, que parece tabu, mas nao deveria ser.


Valeu Felipe, esse assunto deve ser debatido pois é inacreditável que um esporte de alto nível como o Jiu-Jitsu faça vista grossa com relação ao doping. Abç!!!

Grande Erik, se precisar de algo mais me avisa, abraços


Jul 02, 2011 Categories: BJJ Felipe Costa