Deficientes Visuais competindo no Jiu-jitsu / Blind kids fighting in BJJ tournament 

Primeiro campeonato dos DEFICIENTES VISUAIS 
No dia 2 deste mês de Dezembro, colocamos 10 crianças para competir um campeonato aberto de Jiu-jitsu.

Ao contrario do Judô e outros esportes, no Jiu-jitsu não existem competições especificas para deficientes, portanto os que resolvem lutar têm que fazê-lo com atletas sem deficiências.

Nossos alunos tinham idade entre 12 e 20 anos. Dos 10, metade era 100% cega e a outra metade apresentava alguma deficiência, variando de 20% ate 80% .

Eu sabia que seria emocionante essa empreitada, mas nunca poderia imaginar que receberíamos tanta ajuda das pessoas envolvidas no campeonato. Desde a parte organizacional, passando por alguns patrocinadores, atletas presentes e do publico que aplaudiu e incentivou os alunos.

Só para exemplificar, a organização do evento ofereceu bolsa integral aos alunos que alem disso receberam camisa do campeonato. Outro nobre gesto foi de um atleta faixa preta que fez uma luta especial e doou metade da bolsa ganha para a festa de Natal das crianças. Os atletas deram palavras de apoio e todos aceitaram começar as disputas já segurando o kimono dos nossos atletas do Instituto Benjamim Constant. (única adaptação feita no inicio da luta, absolutamente todo resto da regra foi igual)

É claro que Michelle Matta, João Marcelo, Marreca, Matheus, Renata, eu e os outros voluntários que ensinamos o jiu-jitsu paras as crianças ficamos felizes com o fato de dois alunos terem sido campeões lutando contra "videntes" (como eles mesmo costumam nos definir).

Não há duvidas que ficamos radiantes de ver outros dois receberem a prata e outro conquistar o bronze.

Também não nos deixou menos orgulhosos, ver nos que não conseguiram uma melhor colocação, o sorriso e a satisfação estampada no rosto por terem tentado o maximo que podiam e constatar que tem condições de disputar de igual para igual.

Mas, o que realmente nos emocionou foi a certeza que neste Domingo 10 jovens tiveram uma experiência única, que 10 jovens irão, a partir dessa experiência, se tornar mais preparados para a vida. Que o fato de terem superado os altíssimos níveis de adrenalina e estresse pré-competicao (que segundo um grande amigo, 80% da população mundial não sente durante a vida toda nem metade dessa adrenalina que um lutador sente antes da competição) fara com que também consigam superar com mais facilidade os outros desafios que a vida já lhe impõem.

Foi um Domingo onde essas crianças receberam mais atenção dos familiares que vieram de longe só para apoiá-las.

E o mais importante de tudo, foi um Domingo onde eles foram tratados de igual para igual e viram que a vida é difícil sim, mas todo esforço será recompensado!

Fica aqui o nosso sincero agradecimento por todas as lições que essas crianças estão nos passando a cada contato.

Graças a Deus essa oportunidade surgiu e esse é apenas o começo. Como uma equipe que somos, iremos ate onde sonharmos!

Obrigado a todos, Felipe Costa (em nome de todos os professores e auxiliares do IBC)

Jul 15, 2011 Categories: BJJ Comprido Felipe Costa Michelle Matta Video BJJ

Renzo Gracie kicks Nate Marquardt in the face 

Nate Marquadt esta fora do UFC por uso de sustancias ilegais. Flagrado pela segunda vez, o dono do UFC, Dona Branca se estressou e deu kick/ban no lutador.

Mas Nate já é meio canalha desde sempre. Nesse video ele é finalizado por Ricardo almeida, que depois de soltar a guilhotina, ele dá um soco no Brasileiro.

Renzo gracie que era o tecnico na epoca dá um chute basico na cara do idiota

Jul 13, 2011 Categories: MMA Video MMA