http://www.tatame.com.br/2011/02/11/JJ--Igor-Silva-comemora-Europeu-e-mira-o-Mundial
Por Erik Engelhart e Foto Erik Engelhart
Igor Silva
Faixa-preta da Brasa, Igor Silva fez um campeonato Europeu impecável. O casca-grossa fechou a categoria pesadíssimo com seu parceiro de equipe, Rodrigo Comprido, após finalizar dois oponentes nas fases anteriores. Agora, o faixa-preta encontra-se na Turquia, onde vem ministrando seminários em uma filial da Brasa. Na entrevista que você confere abaixo, Igor comentou que sua maior meta para esse ano é conquistar o Mundial, título que conquistou na faixa marrom, disse que pretende lutar MMA, entre muitos outros assuntos que você confere a seguir.
Como você avalia sua participação no Europeu e como foram suas lutas até fechar a categoria com o Comprido?
Eu avalio como boa a participação, pois eu não vinha treinando desde o início de dezembro, quando me machuquei no World Cup em São Paulo, onde inclusive nem pude fazer a final por conta disso. Para o Europeu eu já estava bem melhor e com a passagem na mão, então acabei lutando e calhou de dar certo. Depois de ganhar as duas por finalização, assim como o Comprido, tive a honra de fechar a categoria com ele que foi um dos professores que me ensinou muito, assim como o meu mestre Muzio de Angelis, o Felipe Costa, Roberto Traven e agora mais recentemente, o mestre Julio Cesar que tem me ajudado muito na GFTeam.
Como estão os treinamentos na Brasa e qual a sua próxima meta para esse ano?
Os treinos que eu vinha fazendo na Brasa estavam sendo na academia do meu mestre Muzio de Angelis á noite depois das minhas aulas. Mas no Méier, na GFTeam, é onde eu tenho treinado forte realmente para as competições, com uma qualidade absurda tanto de ensino com o mestre Julio, quanto de treino, pois a equipe possui ótimos atletas. A próxima meta é tentar me classificar em alguma seletiva que ainda esteja restando para lutar o World Pro, pois ainda não fiz nenhuma.
O que você espera para esse ano de 2011 e quais as principais competições que pretende participar?
Primeiro eu esperava começar com o pé direito no Europeu e graças a Deus consegui. Agora eu quero continuar numa crescente e conseguir bons resultados nas grandes competições, e para que isso ocorra, espero conseguir tirar o visto para os Estados Unidos, pois já tive dois negados. Assim poderei lutar o Mundial, que não luto desde 2006 quando fui campeão de marrom. Quero lutar tudo!
Qual o seu maior sonho para esse ano e qual o maior sonho de sua vida?
Acho que todo faixa-preta sonha em ser campeão Mundial, se pudesse ser esse ano seria ótimo (risos)... O meu maior sonho na vida são vários, como: saúde para mim, meus pais, irmãs, namorada e minha cachorrinha (risos). Quero poder fazer muitos faixas pretas e estou feliz por ter feito os meus três primeiros: Ricardo "Pafuncinho", João Marcelo "Zaca" e Luciano "Paraíba", entre muitas outras coisas... Poderia ficar um dia inteiro falando.
Você tem um bom biotipo para o MMA... Tem vontade de fazer essa transição?
Vontade eu tenho, pois gosto do esporte, porém sei que tenho que treinar muito ainda para isso. Tenho feito treinos esporádicos de Muay Thai e nesse momento estou na Turquia numa filial da Brasa para seminários e estou aproveitando para ajudar no treino de um dos nossos alunos, o Ertan Balaban, que fará sua sétima luta de MMA em abril no WFC. Essa experiência faz com que a vontade aumente, vou começar a treinar para ver se tenho talento para tal coisa