Brazilian Black Belt

 

Entenda a razão daquele seu amigo ter se apaixonado pelo Jiu Jitsu

Posted by Felipe Costa Apr 28, 2015 Categories: Felipe Costa Gracie Grappling Jiu Jitsu Motivational self defense

10 motivos para começar a treinar Jiu-Jitsu hoje

Se você conhece alguém viciado no Jiu-Jitsu e acha difícil entender a razão, talvez consiga encontrar nesses 10 motivos a explicação.

Recebi um convite de uma revista para citar "10 motivos para começar a treinar Jiu-Jitsu hoje", procurei imaginar atrativos para aquela pessoa que não esta familiarizada com a luta, eis o que saiu de minha cabeça. 

1) Tornar-se apto, em uma situação de perigo, a se defender.

Jiu-Jitsu, especialmente no Brasil, por ser bem conhecido entre os jovens, tornou-se sinônimo de MMA ou luta esportiva, mas a origem e parte importante do Jiu-Jitsu Brasileiro é a parte de Defesa Pessoal. Tornar-se apto a se defender não significa aprender a brigar, na grande maioria das vezes o conhecimento de defesa pessoal vai te capacitar a evitar uma situação de perigo, sem precisar bater em ninguém.

 

2) Praticar exercício físico sem aquela sensação de estar fazendo algo por obrigação.

Muitas vezes as pessoas fazem exercícios sem conseguir ter prazer neles, o fazem por obrigação por uma questão de saúde ou estética. Isso é muito comum  em quem vai a musculação ou corre. Até há os que tem prazer nesses exercícios, claro, mas o Jiu-Jitsu proporciona se exercitar com mais dinâmica e interação com outras pessoas, sem ter que se prender a aparelhos e pesos. Quantas vezes você se matriculou numa academia de musculação ou comprou o melhor tênis de corrida?

 

3) Fazer novas amizades com grupos de pessoas das mais variadas origens.

O Jiu-jitsu atrai todo tipo de pessoas independente de credo, raça ou nível social e no tatame todos são iguais e essa é uma oportunidade ímpar de conhecer novas pessoas e vivenciar suas experiências através dessas novas amizades que se formam. Alguns dos meus melhores amigos conheci no tatame e também tive chance de dar aula no mesmo ambiente para mulçulmanos e judeus ortodoxos, mas com kimono vestido, todos se respeitavam e até interagiam, esse é o poder dessa arte marcial. 

 

4) Possibilidade de competir em vários níveis, inclusive em alto nível.

Jiu-Jitsu ainda é um esporte amador, mas os atletas de alto nível se preparam como profissionais. Se aventurar em competições como o Campeonato Brasileiro ou Mundial é possível e muitos gostas de se testar, mas para competir você pode ser uma pessoa que treina por hobbie. Existem também os campeonatos locais onde a pressão é menor, categorias de peso, idade e faixa definindo níveis bem próximos possibilitando que você se teste com pessoas com a mesma experiência, idade e peso que você tem. 

 

5) Possibilidade de praticar apenas por hobbie, sem competir.

Muitas academias incentivam os alunos a competir, mas a grande realidade é que a maioria dos alunos não lutam campeonato, por um motivo ou outro. O mais importante é que se isso não for algo atraente para você, saiba que não faz diferença, é perfeitamente possível dar continuidade na sua evolução sem ter que competir. Seu professor vai saber ajudar a estipular metas dentro da própria academia que vão ser um grande incentivo para o seu progresso.  

 

6) Você vai se tornar uma pessoa melhor e mais confiante no dia a dia.

Ao iniciar o Jiu-Jitsu você vai sair da sua zona de conforto, haverá momentos que pessoas fisicamente menores e mais fracas que você lhe colocarão em posições onde você estará completamente dominado e será obrigado a desistir para reiniciar. Você vai aprender a manter a calma nesses momentos, a pensar sob pressão e diante do cansaço. São desafios fora de sua zona de conforto, mas com risco controlados, ou seja, basta pedir para parar e você pode recomeçar. Mas esse desafio dentro do tatame vai refletir na sua vida diária, seja ao fazer uma prova, entrevista ou até mesmo falar com alguém desconhecido ou em público, serão coisas que você fará sem nem sentir frio na barriga

 

7) Ao contrário de outros esportes, como o futebol, raramente você vai se machucar.

Essa é uma preocupação comum, pessoas até tem vontade de iniciar, mas pensam que o percentual de contusões é grande. Isso é uma percepção completamente falsa. Primeiro que o Jiu-Jitsu não tem impacto, não há socos ou chutes. Existe sim a parte das quedas, como no Judo, que podem ser duras no corpo, mas é possível simplesmente aprender o básico e começar os treinos sempre sem incluir essa parte das quedas (o mais comum na maioria das academias mundo afora). 

 

8) É uma atividade que pode ser feita em família.

Cansei de ver casos em que o pai foi levar o filho para treinar, se interessou e deu continuidade, o oposto também é comum, o filho vê o pai treinando e se interessa. Claro que pai e filho são apenas exemplos, já vi familias inteiras dentro do tatame ( e não estou falando da familia Gracie rs). Ao mesmo tempo que os desafios serão individuais, é extremamente divertido trocar informação em família , acompanhar o progresso dos seus parentes e estar apto a aprender e ensinar juntos, pois muitas vezes cada um desenvolve um estilo e pode brincar e estimular o desenvolvimento do outro.

 

9) É mais barato do que terapia, mais fácil que aprender a meditar.

O Jiu-jitsu é uma terapia, é aquele momento do dia que você esquece seus problemas, se distrai e relaxa.  Com o treino em si você vai atingir níveis de concentração que nem sabia ser capaz, sua cabeça realmente esquece todo resto e você passa a ter um entendimento do seu corpo e seus limites que nunca experimentou antes, isso sem falar no bate papo que sempre rola antes e depois que muitos dizem ser o mais prazeroso de tudo

 

10) Praticamente qualquer lugar do mundo tem alguém que ama o Jiu-Jitsu tanto quanto você vai amar.

Jiu-Jitsu é uma arte em ascensão, esta cada dia se popularizando mais. Hoje em dia, quase todo lugar no mundo você consegue achar uma academia ou no mínimo um grupo de amigos que treinam juntos e vão adorar ter a oportunidade de treinar e trocar experiência com alguém que vem de um estilo diferente do que estão acostumados. 

Eu poderia continuar citando infinitas razões para você começar, mas que tal fazermos melhor do que isso? Por que você não faz uma busca agora de uma academia perto de você, tenha certeza que o professor faz um trabalho sério e faça uma aula experimental. Tenho certeza que vai me escrever contando outros 10 motivos que te levaram a treinar! Lançado o desafio!

 

*Escrito por Felipe Costa - BI Campeão Mundial na faixa preta, tendo sido o primeiro e até hoje o único a se tornar campeão na faixa preta sem nunca antes ter sido Campeão nas faixas coloridas.

Gravatar
https://brazilianblackbelt.com/entenda-a-razao-daquele-seu-amigo-ter-se-apaixonado-pelo-jiu-jitsu