Brazilian Black Belt

 

O desejo não morre - Jiu Jitsu

Posted by Felipe Costa Feb 03, 2017 Categories: BJJ Felipe Costa Jiu Jitsu

O desejo não morre. 

- Ja parou para pensar que o desejo, mesmo com a idade , não acaba?

- Não?

- Claro que não! O corpo envelhece , as reações mudam, aceitamos ou nos acostumamos com as impossibilidades, mas o desejo continua, às vezes reprimido, mas está ali vivo, tão vivo quanto na juventude. 

- Assustador. 

 

Faz sentido e é até óbvio , mas nunca havia parado para pensar naquilo antes de escutar da boca daquele senhor. Um senhor distinto, nos seus setenta e poucos anos (ou seria mais?). Na verdade talvez menos. É tão difícil ser preciso ao supor a idade de alguém de uma geração diferente. 

Ele não parecia ser daqueles velhos "babões ", mas estava se referindo a desejo sexual e com sua afirmação faria meninas franzirem a testa já o julgando como tarado. 

 

Aquela informação boba, dita num papo furado voltou a minha mente tempos depois, sem uma razão específica de ser, mas ficou ali ecoando "o desejo não envelhece". 

 

É muito difícil explicar como o Jiu-Jitsu vira parte do dia a dia para alguém que não treinou por ao menos um tempo. Para tudo que faço e penso na minha vida, os princípios do jiu-Jitsu estão presentes, seja pensando na maneira mais eficiente de pegar meu filho no colo gastando menos energia, escolhendo um caminho mais curto para determinado lugar, organizando tarefas ou escolhendo a melhor maneira de ficar em pé e segurar no pegador de um ônibus em movimento. Não sei o quão difícil é fazer quem lê entender isso, mas os princípios dessa arte marcial se entranham nos nossos movimentos, no nosso pensamento, na alma e não tem mais volta, entra e fica. 

 

Além de todos esses fatores, brevemente descritos em um parágrafo pequeno demais para dar ideia do que se trata, em algumas pessoas vem com o conhecimento do Jiu-Jitsu um bônus que é o desejo de se desafiar. 

 

Estou chegando a conclusão que esse desejo não morre e essa ideia é assustadora. Como aceitar que, assim como na sexualidade, o corpo em algum momento não vai responder da mesma forma que na juventude. Como tirar da cabeça aquele desejo de um último grande desafio? Aquele sonho que toda experiência pode, de algum modo, compensar o tempo e as contusões e se impor ao vigor físico de adversários que estão chegando?

 

Fica a reflexão e talvez estar consciente desse fato, possa ajudar a aceitar a já batida máxima de que "se não tem solução, solucionado está. "

Felipe Costa Campeao Mundial

*Escrito por Felipe Costa, Campeao Mundial na faixa preta, que também conquistou ouro em TODOS principais campeonatos da IBJJF. 

Felipe lidera a academia Brazilian Black Belt em Ipanema - Rio de Janeiro, onde é responsável pelas aulas de Jiu-jitsu.

Gravatar
https://brazilianblackbelt.com/o-desejo-nao-morre-jiu-jitsu