Como motivar seus alunos a treinarem mais forte?

OS CAMPEÕES NASCEM OU SÃO FABRICADOS?

Muitas vezes penso sobre isto…o que faz uma pessoa auto motivar-se para fazer tudo o que é preciso para chegar lá e outra desistir tão facilmente? Mesmo sabendo que às vezes esta outra pessoa que desiste, diz ou pensa que também quer “lá” chegar!

Quanto mais medito sobre o tema, mais me convenço que não é o que nós, professores e parceiros de treino dizemos, que vai transformar uma pessoa preguiçosa numa pessoa assídua. Quem tem uma atitude de desistência perante a vida, só poderá ser motivada até á primeira falha.

felipe costa bjj jiu jitsu

Jiu-Jitsu é para todos, sem dúvida! Mas o Jiu-Jitsu de alta competição não é.

Como parceiro ou treinador, tu (e eu) podemos fazer alguém tornar-se campeão ou tornar-se o melhor possível. Mesmo que isso não signifique necessariamente que essa pessoa tenha que ganhar a medalha de ouro. Mas, eu não posso fazer com que as pessoas estejam no tatame a horas ou não falhem uma sessão de treino por causa de uma desculpa esfarrapada.

É controverso o tema se os campeões são feitos ou nascem. Durante muito tempo acreditei que eles são trabalhados e que não nascem campeões. Houve duas simples razões para acreditar nisto: em primeiro lugar escolhi um desporto que dá oportunidade a pessoas não talentosas para se tornarem boas; segundo perdi durante vários anos antes de realmente começar a ter algum sucesso em campeonatos. Assim, com base no que eu sabia, existem pessoas que nascem já campeões, mas não podia concordar que não podem ser trabalhados para lá chegar até porque eu mesmo sou uma prova viva de que falo.

Conforme vou envelhecendo comecei a ter uma nova perspectiva de que um campeão ,não é necessariamente a pessoa que recebe a medalha de ouro, mas a pessoa que tem uma atitude de vencedor perante a vida. A partir dessa perspectiva estou altamente inclinado a acreditar que os campeões realmente nascem e não são trabalhados.

Ivaniel Oliveira check mate jiu jitsu

Eu poderia dar mil exemplos, apenas usando-me a mim próprio como exemplo porque o artigo é sobre Jiu-Jitsu e já falhei um milhão de vezes na vida, dentro e fora dos tatames, mas volto sempre e tento de novo. E fiz isso não por causa do que o meu professor dizia, mas porque tive a atitude de campeão. Não estou a dizer que nunca fui motivado pelos meus amigos e professores, mas esse tipo de motivação passa com o tempo. É como um empurrão, ele só põe a andar…depois és tu que tens que continuar a caminhar por ti mesmo. Acredita que não vais longe se dependes “de um empurrão” sempre que parares. Vais ter que começar a caminhar pelo teu próprio pé algum dia, se quiseres chegar longe.

“Eu poderia dar mil exemplos, apenas usando-me a mim próprio como exemplo porque o artigo é sobre Jiu-Jitsu e já falhei um milhão de vezes na vida, dentro e fora dos tatames, mas volto sempre e tento de novo.”

Será que isso significa que não podemos motivar alguém a mudar de mentalidade e atitude perante a vida (e no desporto, se for o caso)? Não, acho que não é impossível, mas é difícil. Poderia escrever um outro artigo sobre isso. Este artigo que estás a ler agora é mais direccionado para o professor ou o competidor que está frustrado, porque não consegue obter dos seus alunos ou dos parceiros de treino, que sejam tão motivados como ele.

Aceite que alguns dos teus alunos e parceiros de treino (na verdade não são alguns, mas a maioria deles) não estão dispostos a fazer o que é preciso para chegar lá. Eles podem pensar que sim, que estão dispostos, mas apenas até a primeira tentação de pararem ou até à primeira desculpa para ficarem em casa. Desculpas são desculpas, legitimas ou não.

Faz o que tens que fazer, pois só quem tem mentalidade de campeão é que vai seguir o teu exemplo. Percebe e aceita que os outros que não têm essa mentalidade, não são inferiores; apenas têm outras prioridades.

 

Dá a atenção a todos os que a querem e a desejam, mas nunca te sintas frustrado; lembra-te, só podes dar um empurrão a alguém, depois ela tem que começar a andar por conta própria.

felipe costa jiu jitsu

Gravatar
Posted by Felipe Costa Mar 23, 2014 Categories: BJJ Felipe Costa Jiu Jitsu