Recentemente, meu amigo Claudio Seabra, faixa preta da equipe Gracie Barra, postou em seu mural no Facebook um post que achei fenomenal e brinquei dizendo que deveria ser o Juramento de todo praticante de Jiu-Jitsu.
Certamente ele não escreveu pensando nisso, mas disse coisas tão pertinentes que, com pequenas adaptações, poderia facilmente passar a ser:
Não vou querer tomar produto que estimule qualquer coisa no meu corpo ou na minha mente, nem exigir mais do que meus músculos podem me dar de forma natural e proporcional a minha idade, nem tentar ser o melhor, nem querer intimidar, nem me sagrar campeão, nem ser ridículo de me achar jovem, nem usar meus conhecimentos na intenção de menosprezar alguém, nem medir força tentando provar alguma coisa, nem me esforçar para apenas ser admirado, nem me envaidecer por qualquer vitória ocasional, nem dormir se puder bater, nem achar que a cor da minha faixa me exime de penalidades, nem tentar ser aquilo que não sou e nunca serei, mas vou treinar muito, com muita dedicação e com a humildade de nunca me achar bom. Vou querer aprender mais e mais, imaginando que sempre haverá muito a aprender. Dentro das minhas possibilidades vou tentar me cercar dos melhores e eles serão sempre aqueles do bem e que tiverem algo a me ensinar, técnica e moralmente. Claro, já aprendi muito, mas não o bastante. Talvez o caminho seja mais longo do que o já percorrido e eu nem tenha todo esse tempo, mas quem garante? Cada treino será uma medalha, cada melhora será um troféu. Que ninguém acredite....pouco me importa!!! Não tenho nada a provar, a não ser para mim. Só tenho que treinar!!! Claudio Seabra, Faixa preta da equipe Gracie Barra.
"Historicamente, o Juramento de Hipócrates é um juramento solene efetuado pelos médicos e por outros profissionais de saúde no qual juram praticar a medicina honestamente."